Missas do Parto

99.jpg

Começaram no próximo Sádado dia 15/12/07, as tradicionais Missas do Parto, na Paróquia da Camacha, pelas 6 horas da madugada, que se prolongaram até ao próximo dia 24 de Dezembro.

Pequena nota histórica:

No Norte de Portugal, nos séculos XVIII e XIX, já se celebravam as «Novenas ao Menino Jesus», precisamente nas madrugadas dos dias 16 a 24 de Dezembro.

Eram Novenas de preparação para o Natal, essas novenas já incluíam Invitatório, invocação ao Espírito Santo, Ladainha de Nossa Senhora, Antífona, Jaculatórias ao Menino Jesus e meditação sobre o seu nascimento.

Estas novenas do Menino Jesus, certamente trazidas para a Madeira pelos primeiros colonizadores, deram origem às nossas «Missas do Parto». Com efeito, a Igreja Universal celebrava a 17 de Dezembro a festa litúrgica de Nossa Senhora do «Ó» ou seja a Festa da Expectação de Nossa Senhora, pelo nascimento do seu divino Filho.

Na nossa freguesia, as 5 horas da madrugada, é dado um sinal com tres lançamentos de foguetes, para anúnciar a partida das pessoas para a Missa do Parto.

Antigamente as caminhadas até a igreja, eram feitas a pé, as pessoas iam esperando umas pelas outras, seguindo a marcha até a igreja, cantando e tocando o buzio.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s