Encontros da Eira e o festival de músicas folk e tradicional

01.jpg“O Encontros da Eira quer entrar para a lista do festival de músicas folk e tradicional.

Encontros da Eira quer Intercéltico. 
A realizar-se, o festival deverá contar com o grupo de música tradicional madeirense 

A falta de apoios pode inviabilizar a realização do 17º ‘Festival Intercéltico’, mas, a acontecer, deverá contar com a participação do grupo de música tradicional madeirense Encontros da Eira, adiantou o responsável pelo evento, Avelino Tavares.

O interesse é de ambas as partes. No entanto, está dependente de terceiros, na medida em que o Intercéltico só vai ser realidade se Avelino Tavares conseguir assegurar duas a três extensões deste evento, de forma, explicou, a diluir custos e reunir mais apoios.

No ano passado o saldo foi negativo e houve bastantes prejuízos, uma situação que não se pode repetir este ano, frisou o empresário, responsável pelo cartaz, orçado entre os 30 e os 40 mil euros.

A Madeira está de fora do mapa, para já, não porque não tenha público e as infra-estruturas necessárias para acolher um festival desta natureza, mas porque, disse, não há disponibilidade financeira por parte de públicos e privados para apoiar este género de iniciativas.

Porto, Arcos de Valdevez e Tondela estão interessados em receber os grupos. Em Outubro o responsável desloca-se aos Açores para negociar a passagem do Intercéltico pela ilha Terceira.

Para complicar a matemática, há autarquias que ainda vivem na ideia de que o que é de fora é que é bom e não estão interessadas em receber grupos nacionais.

Jorge Sousa, director do grupo madeirense, foi parco em palavras, afirmando apenas: “A acontecer, será óptimo”. Já Avelino Tavares realçou o valor para o currículo, se o grupo integrar o cartaz do Intercéltico, um festival “adulto”, por onde já passaram muitos projectos nacionais e internacionais, entre eles, os madeirenses Xarabanda.

Em Outubro, o director do mais antigo festival de música de inspiração celta do país vai decidir se há ou não edição em 2008″.

Fonte – Diário de Notícias – Cultura – 03/09/07

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s