Carla Sousa triunfa em Manchester

017.jpg 

A madeirense Carla Sousa, membro do grupo Encontros da Eira, arrecadou o primeiro prémio da competição de solista do Royal Northern College of Music (RNCM), que decorreu no passado mês de Junho, em Manchester, Reino Unido. A jovem, de 23 anos, apresentar-se-á a solo com a Manchester Beethoven Orchestra.

A jovem madeirense Carla Sousa, membro do grupo Encontros da Eira, venceu o Woods/Candlin Prize, o 1.º prémio da competição de solista do Royal Northern College of Music (RNCM), que decorreu no passado mês de Junho, em Manchester, Inglaterra.
Com esta distinção, Carla Sousa é considerada a (o) melhor aluna(o) solista da RNCM do ano lectivo 2006/07.
Para além deste “galardão, a jovem, de 23 anos, irá apresentar-se a solo com a Manchester Beethoven Orchestra, uma das mais conceituadas orquestras do Reino Unido.

Para Setembro próximo, está agendada a gravação de um CD de música contemporânea com o conceituado músico britânico, Paul Goodey, director do Departamento de Sopros e Percussão da RNCM.
Lembramos ainda que Carla Sousa foi uma das três finalistas do BBC Professional Access Scheme, do Trevor Wye Chamber Music Prize, ficando assim habilitada a estagiar naquela prestigiada orquestra do Reino Unido, onde concorreram quatro dezenas de jovens.

Carla Sousa iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos de idade, no Conservatório-Escola Profissional das Artes da Madeira, na classe de flauta transversal. No ano de 2001, foi admitida no curso de Prática Orquestral da Escola Profissional de Música de Espinho, onde estudou com o professor Jorge Salgado. Em Setembro de 2004 prosseguiu os seus estudos musicais na Universidade de Aveiro, frequentando o 1.º ano da Licenciatura em Ensino da Música. Em Fevereiro de 2005 foi convidada a integrar o curso de Licenciatura em Performance no Royal Northern College of Music. Tem participado em Masterclasses com os professores Demétrio José Mendez, Zoltán Gyöngyössy, Félix Renggli, Jorge Carievsky e Elena Dúran. Em Setembro de 2006 conduziu uma Masterclasse de flauta no Gabinete Coordenador de Expressão Artístic na mesma altura em que iniciou um estágio no departamento de “Educação e Aprendizagem” da Manchester Camerata.
Desde Janeiro 2001 que Carla Sousa faz parte do grupo Encontros da Eira, onde toca flauta transversal e flauta de bisel.

Fonte: Jornal da Madeira/Cultura/24/07/07

Advertisements

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s