Capela de São José

014.jpg

A Capela de São José, como o próprio nome indica é dedicada a São José, foi mandada construir em 1924,  pelo Dr. Alfredo Ferreira Nobrega Junior, em homenagem ao seu único irmão que falecera ainda muito jovem, tendo sido inaugurada em 1928. É uma capela com um altar mor, muito bonito e está muito bem conservada. Contém um salão que por vezes é utilizado para a realização de exposições. A Capela de São José é considerada Patrímonio da Região Autónoma da Madeira.

 Fica localizada  no centro da Vila da Camacha, no Largo Concelheiro Aires de Ornelas, junto a este lindo miradouro,  ao lado do Café Relógio, onde pode disfrutar de uma bonita paisagem sobre o Sitio da Ribreirinha e Salgados, com vista mar cheio de muito verde.

022.jpg

Anúncios

One response to “Capela de São José

  1. A Capela de São José, Escola Nuno Álvares, foi mandada construir por Abel Ferreira de Nóbrega, irmão do Dr. Alfredo Ferreira de Nóbrega Júnior, tendo sido lançada a primeira em 23 de Outubro de 1922. Nela foi celebrada a primeira Missa no dia de São José (19 de Março) do ano de 1924, Missa essa em sufrágio da alma do seu Fundador, que falecera no dia 13 de Janeiro desse mesmo ano. A Escola Nuno Álvares foi inaugurada a 7 de Maio de 1924.
    Abel Ferreira de Nóbrega nasceu em 11 de Dezembro de 1904 e faleceu a 13 de Janeiro de 1924, com apenas 19 anos de idade. O Dr. Alfredo Ferreira de Nóbrega Júnior nasceu a 2 de Julho de 1913 e faleceu em 14 de Abril de 2001.
    Sobre este assunto poderão consultar o livro “Ao Redor de um Ideal”, escrito pelo Dr. Alfredo Ferreira de Nóbrega Júnior, sob o pseudónimo de Eutíquio Fusciano, publicado em 2.ª edição, em 1993 (a edição original é de 1941), pela Junta de Freguesia da Camacha com o apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz, que versa sobre a construção da Capela de São José, Escola Nuno Álvares e sobre a vida do seu Idealista e Fundador.
    Rui Daniel Santos Sousa
    Presidente da Direcção da Fundação Dr. Alfredo Ferreira de Nóbrega Júnior.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s