Aparecimento da Indùstria do Vime

260_11565074161.jpg Vime a secar

Afirma-se que a indústria do vime, em fase muito rudimentar começou por volta de 1812, na freguesia da Camacha e que por volta de 1870 começou a ter uma enorme evolução.

Segundo Engenheiro Vitórino José dos Santos, chefe de Secção do Trabalho Industrial na Madeira, publicou no número 4 do “Boletim do Trabalho” de 1907 o seguinte:

” A indústria dos móveis de vimes teve o seu aparecimento há aproximadamente a 60 anos, e começou pelo trabalho em cadeiras copiados com processos de factura, do fabrico de outras cadeiras constúidas então  na Madeira por presos da cadeia do Funchal. Supõe-se ter sido algum preso da freguesia da Camacha quem levou ao sahir para esta freguesia, os conhecimentos que havia adquirido na apredizagem.”

E assim se foi desenvolvendo a industria do vime que durante muitos anos, foi a única industria que se exerceu.

William Hinton, importante industrial da Madeira, ajudou os primeiros operários com os conhecimentos que tinha de Inglaterra,  pois esta arte já lá se praticava e Alemanha em bases  de cipó, cujo o manuseamento está associado ao vime.

n_madeira_17_0041.jpg

Hoje na nossa freguesia da Camacha muito poucas já são as pessoas a trabalhar na indústia do vime, mas nas escolas da Camacha, existe um projecto chamado o “Bau das Tradições” em que já se começa a ensinar as cianças no conhecimento de como se trabalha como vime, e mostrando de como se fazer lindos objectos, tanto de decoração como utilitários.

Que assim continue, para não deixar-mos para trás a arte de bem trabalhar o vime, e um louvor aso que colaboram no projecto “Bau das Tradições”.

Fonte: Elucidário Madeirense – Quarta Edição – I Volume de A-E – De 1978 – Pag. 187

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s