Tosquias

14_699631.jpg 

XI Edição registou mais gente que iniciativas anteriores.

Trezentas ovelhas tosquiadas.

Trezentas ovelhas foram ontem tosquiadas. O trabalho decorreu na Ribeira dos Boieiros. Para além da tarefa em si de cortar a lã ao gado, a Festa das Tosquias — uma organização da junta de freguesia da Camacha — pretende relembrar o passado, altura em que os criadores e famílias (muitos mais do que agora), reuniam-se em trabalho e cantorias num dia festivo. Com a retirada do gado das serras da Madeira, estes encontros tendiam a desaparecer. A junta começou a promover a Festa das Tosquias que vai já na sua XI edição. Ao longo dos anos, a participação da população tem sido maior.

Trezentas ovelhas propriedade de cerca de 40 criadores, foram ontem ao “cabeleireiro”.
A junta de freguesia da Camacha promoveu a XI Festa das Tosquias, a qual decorreu no sítio da Ribeira dos Boieiros.
Poucos antes das 9 horas e 30 minutos, já algumas pessoas aguardavam pela chegada das ovelhas que iriam ser tosquiadas por cerca de 60 pessoas, entre criadores, familiares e amigos. Às 10 horas e já perante a presença de técnicos da Direcção Regional de Florestas e de muitos curiosos, as primeiras cabeças de gado começavam a surgir no recinto.
Enquanto se separava o gado, o convívio decorria junto às barracas de comes e bebes. Do palco montado, saíam alguns acordes mas os grupos convidados ainda não tinham chegado.

Francisco Mota, presidente da junta de freguesia, explicou ao nosso jornal, que a música só surgiria mais tarde, depois das tosquias feitas. Um trabalho que levaria praticamente toda a manhã. E só depois de cortada toda a lã ao rebanho, o povo que subiu à Ribeira dos Boieiros, na freguesia da Camacha, iria divertir-se
naquele evento que a junta promete dar continuidade nos próximos anos.
«Queremos manter viva esta tradição», contou Francisco Mota, o qual considera que «as tosquias levavam muita gente às serras da Madeira».
Hoje em dia, já não são tantas, as pessoas que participam na festa mas assim Francisco Mota diz ser agradável verificar que a iniciativa em si não é só procurada pelos criadores de gado mas também por outras pessoas oriundas da cidade e que se associam à festa.

Tendo em conta que «este rebanho está devidamente ordenado, tem os seus locais próprios de pastoreio, e enquanto houver vontade dos criadores do Poiso, a junta de freguesia da Camacha manterá o apoio para a iniciativa», garantiu Francisco Mota.
As verbas para a Festa das Tosquias não são muitas, conforme admite o presidente da junta de freguesia da Camacha.
No entanto, a edilidade colabora, assim como os próprios proprietários das barracas que se instalam em redor do recinto.
David Teixeira já falhou algumas edições da Festa da Tosquia mas, habitualmente, vai ao local. O agricultor não tem ovelhas mas é amigo de alguns criadores e, por isso, gosta de colaborar.

Uma forma de
lembrar o passado.

«Deu-me na cabeça de vir ajudar na tosquia. Isto é uma forma de lembrar o passado. Fica bom. Havia tanto gado na serra e agora há tão pouco. Eu sei que é para bem das nossas serras mas deixa saudades aqueles tempos que a gente via as ovelhas por todo o lado», disse o tosquiador.
Entretanto, o JM falou também com uma família que se encontrava no local apenas pelo convívio e porque os mais novos «gostam muito de bicharada».
«Eu sabia que havia as tosquias e como a minha filha gosta de animais, quis trazê-la para ver as ovelhinhas. Mas ainda antes do almoço, desço», contou Maria Manuela. No entender desta senhora, a Festa das Tosquias é uma forma de lembrar tempos idos. «Pena é que não se vejam turistas por estas paragens mas só mesmo gente da Região», considerou Maria Manuela. 

Fonte: Jornal da Madeira /Regional/ 18/06/07

Advertisements

One response to “Tosquias

  1. Pois é Mónica, esta notícia foi uma agradável surpresa para mim, pois pensava que isto já não se fazia.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s