Relevo histórico de Levadas e Poios entre ‘As Maravilhas da Madeira’

0113.jpg 

As Levadas conheceram maior incrementona na Região apartir de 1949, tendo obras envolvido na época muitos madeirenses.

Os exemplos da transformação do Homem com o objectivo de utilizar os recursos naturais, na Madeira, estão presentes nas Levadas (construídas inicialmente para tornar acessível o uso da água e mais tarde para a produção hidroeléctrica) e nos Poios (construídos nos séculos XV e XVI para a sementeira de cereal).

As duas referências, pelo seu relevo histórico-patrimonial, integram a votação, que decorre até ao dia 7 de Julho, de ‘As 7 Maravilhas da Madeira’.

“As presenças das Levadas e dos Poios são fundamentais não só como expressões de identidades históricas que perduram nas nossas paisagens, mas também como documentos do esforço dos madeirenses”, defendeu Alberto Vieira, historiador e um dos membros do júri responsável pela selecção.

Segundo Vieira, “ainda hoje se continua a construir Levadas e Poios porque se tratam de realidades que continuam a dominar a ilha”, sublinhou. Os cupões para a votação, publicados no DIÁRIO (cujos resultados serão conhecidos no dia 14 de Julho), podem ser depositados em tômbolas no MadeiraShopping e Centro Comercial e de Lazer Sonae Sierra.

 A cada um dos nomes dos três primeiros cupões seleccionados nas ‘Maravilhas’ e aos três vencedores do concurso de fotografia serão atribuídas uma viagem a Lisboa e entradas para assistir à apresentação das ‘Novas 7 Maravilhas do Mundo ‘ e à declaração das ‘7 Maravilhas de Portugal’, no Estádio da Luz.

Fonte: Diario de Noticias/24/05/2007

http://www.dnoticias.pt

Advertisements

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s